segunda-feira, 18 de abril de 2011

Therezópolis Gold


História:

Em 1912, o jovem Alfredo Claussen, descendente de imigrantes dinamarqueses que povoaram Teresópolis durante o século XIX, fundou a cervejaria Claussen & Irmãos: primeira cervejaria de Teresópolis, que fica na região serrana do Rio de Janeiro.
No início, a família Claussen produzia a cerveja artesanal para o seu próprio consumo. A receita caseira original chegou ao Brasil em 1826 na bagagem do casal de imigrantes dinamarqueses Josef Henrich Claussen e Caroline Claussen, que se estabeleceram e tiveram seus filhos nas montanhas de Teresópolis. A cerveja foi tão bem vinda a quem bebia que acabou se tornando comercial.
Mestre Claussen fez um diferencial na bebida, resgatando a tradição nórdica de seus antepassados, trazendo da Europa a matéria-prima preciosa com a mistura das águas cristalinas das montanhas de Teresópolis.
Em 1922 o cervejeiro empreendedor encerra a produção de cervejas em grande escala para produzir apenas em ocasiões especiais. Isso foi causado pelo rompimento diplomático do Brasil com o bloco gêrmanico no final "Primeira Grande Guerra". Através disto foi percebido uma dificuldade em importar matéria-prima de qualidade.
Futuramente a Cervejaria ST Gallen resgataria a cerveja, criando a Therezópolis Gold.


A Cerveja:

A Therezópolis Gold é mais uma do tipo Lager, puro malte e agradavelmente encorpada. É produzida com 3 tipos de lúpulo importados, sendo fabricada da mesma forma em que era feita antes do encerramente de produção em grande escala. A cerveja tem um diferencial das outras: tem 15 dias de maturação, enquanto as outras levam apenas 7.
Therezópolis Gold é feita nas molduras da Lei da Pureza (Reinheitsgebot), que rege as melhores cervejas do mundo.

2 comentários:

  1. olá, meu nome é rafael e também tenho um blog sobre cerveja, o que acha de trocarmos os links para colocarmos na lista de blogs indicados. se quiser, o meu link: http://rafagallas-minhacolecaodelatas.blogspot.com/, qualquer coisa me avisa !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Rafael. Muito bom seu trabalho. Tenho um canal no Youtube sobre cervejas e vou falar da Therezópolis Ebenholz. Seu texto foi de grande ajuda nessa pesquisa. Vlw!!! Parabéns!

      Excluir