quinta-feira, 31 de março de 2011

Geografia da Cerveja

Vou abrir uma série de posts sobre este assunto. Agora viajaremos pelo mundo das cervejas no continente Europeu, onde existe uma forte presença cultural relacionada a este tema. Hoje vou procurar falar um pouco dos países com maior presença cervejeira.

Sobre a Europa:

Atualmente com o maior consumo de cerveja no mundo, é o berço de grandes marcas. A República Tcheca lidera no consumo com 158 litros/ano por habitante. Em segundo lugar vem a Alemanha, deixando o Reino Unido em terceiro. A classificação dos menos cervejeiros da Europa ficam com os italianos, com a estimativa de 22 litros por habitante anualmente.





Alemanha:

Possui uma forte cultura ligada à cerveja, por isso também conhecida por sua ótima qualidade. Isso se deve a lei da pureza (Reinheitsgebot), feita em 1516. Era permitido que fosse usado somente: água, lúpulo e mate. Existem alguns mitos de que ela ainda é usada.

O mercado de cerveja é maior na parte norte da Alemanha e ao sul predominam as pequenas cervejarias.

O título de "país das cervejas" foi conquistado em virtude das mais de 1200 cervejarias ativas na produção de mais de 5 mil marcas. Tem uma variedade de cervejas como, Helles(lager da Baviera), Weizen (cerveja fermentada com trigo), Kölsch (cerveja de alta fermentação da região da colônia), Alt (cerveja âmbar, comum nas redondezas de Düsseldorf e Dortmund), Pilsner, Export (uma Pilsner abrandada) e Bockbier (uma cerveja forte e escura).

E é na Alemanha que se encontra uma festa mundialmente conhecida, a Oktoberfest. A tradicional festa da cerveja é celebrada em Munique no estado da Baviera.


República Tcheca:

Originalmente o tipo de cerveja mais conhecida no mundo vem de Plzen, cidade da República Tcheca localizada na Boemia. Como o próprio nome da cidade já sugere, é a cerveja do tipo Pilsen, que certamente agrada todos os cervejeiros do mundo. Lá só usam três ingredientes: malte, lúpulo (produzido no próprio país) e água em ótima qualidade.

Podemos fazer a comparação da qualidade da cerveja na República Tcheca com a qualidade da cachaça artesanal no Brasil.

Os tchecos possuem o maior consumo per capita de cerveja. Inclusive, existem spas de cerveja, que fazem sucesso grande por lá.


Polônia:

A existência da cerveja na Polônia vem antes da criação do reino polaco em 966 d.C.

Há um fato curioso sobre um dos seus líderes na época das Cruzadas que se recusa participar do movimento, por não existir cerveja na Terra Santa.

A Polônia tem o consumo per capita de 160, 5 litros por ano, passando da Alemanha neste quesito. Suas tradicionais cervejas são: Pilsen, Lager ou Porter.

Áustria:

Um dos motivos que resultou no grande desenvolvimento cervejeiro foi água pura dos Alpes, pois era facilmente encontrado em seu território.

É o país possuidor da cerveja com o maior teor alcoólico do mundo. Existem aproximadamente 73 fábricas de cerveja e 400 marcas. Os tipos de cervejas são: Vienna Lager e Märzen, atualmente a mais consumida no páís.

Bélgica:

Também com uma forte cultura ligada à cerveja. São produzidos mais de 1500 tipos de cervejas. Entre todas essas marcas, encontramos de modo mais fácil aqui no Brasil a Stella Artois. Caracteriza- se por ser um país em que ainda há produção de cerveja por parte dos monges da Ordem Trapista. Dos 171 mosteiros trapistas no mundo, só sete produzem cerveja, sendo que seis estão localizados na Bélgica. Uma das exigências dos belgas é o copo especifico para a degustação. De acordo com eles, demonstra o charme ao praticar o ritual de degustar uma cerveja.

Irlanda:

Grande produtora de cerveja e grande consumidora no mundo. O tipo característico de cerveja do país é o Stout, tem o gosto forte de café com teor alcoólico de 4% a 8%. Com um modo diferente de servir, é recomendando que complete 75% do copo, espere três minutos, e só depois disso está pronto pra encher o restante do copo. Como exemplo de cerveja mundialmente conhecida, existe a Guinness. Também não posso esquecer de falar sobre mais um tipo clássico da Irlanda, Irish Red Ale, conhecida por ser uma cerveja fácil de beber.

Há também a tradição do chope verde, para a comemoração de um dia muito importante para os irlandeses, o Saint Patrick's Day.


Um comentário:

  1. Só queria ir à Munique na época de oktober.....já ia ser uma grande coisa!!!

    ResponderExcluir