segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Eisenbahn 5

Foi feita em comemoração ao aniversário de 5 anos da Cervejaria Eisenbahn no ano de 2007. A Eisenbahn 5 é uma cerveja do estilo Vienna (originário da Áustria), com muito lúpulo. Passa por um processo chamado dry hopping, que seria a adição de lúpulo no tanque de maturação, sendo que normalmente esse processo acontece na fervura do mosto. Como característica do estilo, ela é acobreada e os sabores predominantes são os de malte, caramelo, pão e lúpulo. Possui o teor alcoólico de 5,4% e a temperatura ideal para o consumo é de 5-7 ºC. É considerada a cerveja mais lupulada do Brasil.





quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Arte Para Beber

Gostaria de parabenizar o blog Gole de Cerveja pelo excelente documentário feito. Olhando este documentário a minha vontade de aprender a fazer cerveja aumentou mais ainda!

Arte Para Beber foi produzido por Thales Carneiro e é dividido em duas partes.



Parte 1:


parte 2:




"A cerveja caseira é uma oportunidade de capturar um certo sonho dentro de uma garrafa"




sábado, 6 de agosto de 2011

Pilsner Urquell


Como sabemos Pilsen é uma cidade da Repúbica Tcheca e é através de lá que vem muitas cervejas de respeito. A data de 5 de outubro de 1842 marcou o dia em que a Pilsner original foi feita pela primeira vez. A partir disto surge diretamente nos pensamentos a Pilsner Urquell, no qual o termo Urquell tem o significado de "fonte original" em alemão. Já na Repúbica Tcheca ela é conhecida como Plzensky Prazdroj.
Feita por um mestre cervejeiro alemão que utilizou a formula original do tipo de cerveja mais cobiçado e conhecido pelo mundo todo, a cerveja Pilsen.
Foi novidade na época do seu surgimento por ter a cor dourada. O que faz a cerveja ser realmente muito conhecida é o uso do lúpulo Bohemia Saaz que possui um aroma floral e o final amargo. Hoje ela ainda é considerada uma das melhores cervejas do mundo.
Atualmente a Plzenský Prazdroj pertence a empresa SABMiller

Informações:

Alcoól: 4,4% ABV
Temperatura ideal: 0-4ºC
Copo: Pilsner
Estilo: Bohemian Pilsener

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Dia Internacional da Cerveja


5 de agosto, Dia Internacional da Cerveja! Cadê a cerveja? Nada mais justo do que comemorar este dia com muita cerveja de verdade.
Este dia foi inventado em 2007 em Santa Cruz na California. Existem três propósitos para essa comemoração que são: estar com amigos para saborear a cerveja, celebrar com responsabilidade,
ter o sentido de união mundial com outros comemoradores com cervejas de todas as nações e culturas.


Aí vai um vídeo em homenagem ao Dia Internacional da Cerveja:



Vamos todos bebemorar em homenagem a esta data!

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Estrada Real IPA


Mais uma cerveja deliciosa, a Estrada Real é do estilo India Pale Ale. Este estilo foi criado pelos ingleses durante a colonização da Índia no século XVIII. Para a sua maior durabilidade nas viagens pela Índia foi aumentado a lupulagem e o teor alcoólico. Como o lúpulo tem ação bactericida e o álcool diminui a atividade microbiológica, esses dois fatores foram de grande importância para a maior conservação da cerveja.
A Estrada Real pertence a cervejaria Falke Bier, que fica em Minas Gerais na região metropolitana de Belo Horizonte. É resgatado nesta cerveja a receita original para oferecer uma autêntica English IPA.

A Falke Bier Estrada Real é uma cerveja escura, forte, com 7,5% de grau alcoólico. É recomendado o consumo com a temperatura de 5-7°C.
Os Ingredientes utilizados são: Água, malte de cevada, malte de cevada torrado, lúpulo, levedo e carboidratos.