segunda-feira, 30 de maio de 2011

Novidade no Rio Grande do Sul

A cervejaria uruguaia Mastra está chegando ao Brasil. A Mastra é a primeira cerveja artesanal uruguaia, não deixando a desejar com sua alta qualidade.

É uma cerveja fabricada com maltes uruguaios e alemães, com diferentes espécies de lúpulos, fazendo um conjunto especial de aroma, amargor e sabor. É do tipo Ale e não é pasteurizada, apresenta uma segunda fermentação na garrafa para gerar CO².

Pode ser encontrada a Mastra Dorada, Mastra Roja e Mastra Negra.

A Mastra Dorada é uma Ale típica inglesa, bastante equilibrada, com o sabor evidente e forte. Perfeita para todas as horas, combinando com pratos como saladas, sanduíches e carnes em geral.

A Mastra Roja é bastante encorpada, sendo assim indicada para ser acompanhada de pratos picantes e consistentes, agridoce e sobremesas.

A Mastra Negra tem aroma e sabor de café tostado e chocolate amargo, combinando com parrilas e sobremesas achocolatadas.

sábado, 28 de maio de 2011

Leffe Brune


É mais uma cerveja da Bélgica que podemos considerar como uma bebida padrão das terras européias. Começou a ser produzida no século XIII pelos monges da abadia belga de Leffe.
Possui a coloração avermelhada, creme bege volumoso e consistente, com notas de café, torrefação, fermento e licor. É de alta fermentação e deve ser lentamente saboreada para que haja uma boa percepção do seu sabor complexo com muitos séculos de tradição.
A Leffe Brune é uma cerveja de excelente drinkability, pois não é agressiva no seu amargor. O aroma é de malte tostado, lúpulo verde(grama), cravo, casca de árvore e álcool (também levemente no sabor). Seu teor alcoólico é de 6,5%.
Na culinária combina com pratos condimentados e agridoces.

terça-feira, 24 de maio de 2011

OPA Bier


A história:

Fundada em fevereiro de 2006 para trazer de volta a antiga tradição de chopp em Joinville. Foi também uma homenagem aos primeiros colonizadores da cidade, que ao encontrarem água pura para a produção de cerveja, deram fama a Joinville na fabricação de cerveja do Brasil.
O chopp segue a Lei Alemã de Pureza (Reinheitsgebot), que preserva a grande qualidade aos mais exigentes paladares.

A cerveja:

A OPA Bier é encontrada nos tipos: Pilsen, Weizen, Pale Ale, Porter, Old Ale, OPA 500 e sem álcool. Também existe o chopp de baixa fermentação.


(ignorem a partir dos 6:27)

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Australian International Beer Awards


A competição reuniu 33 países e mais de 1100 cervejas. E as cervejarias brasileiras não ficaram de fora: a Eisenbahn conquistou três medalhas, a cervejaria paulista Bamberg fez bonito conquistando cinco medalhas, Baden Baden conquistou duas, Bierland também conquistou duas, a Devassa com uma medalha e a INAB também com uma.

Com grande satisfação venho parabenizar as cervejas brasileiras que conquistaram mais medalhas, enchendo de orgulho todos os cervejeiros do nosso país. Veja abaixo as premiações:


Categoria Other, EG Amber, Bock, Oktoberfest, Marzen e Vienna

Bamberg Alt – Bronze

Bierland Bock – Bronze

Devassa Bem Loura - Bronze

Eisenbahn 5 – Bronze

Devassa Bem Loura – Bronze


Categoria Dark Lager

Eisenbahn Dunkel – Prata

Bamberg Schwarzbier – Bronze

Bamberg Munchen - Bronze


Categoria British Style Pale Ale

Bierland Pale Ale – Bronze


Categoria Other

Baden Baden Red Ale – Prata


Categoria Dry Stout

Baden Baden Stout – Bronze

Colônia Negra – Bronze


Categoria Abbey Style, Dubbel, Tripel

Eisenbahn São Sebá – Bronze


Categoria Smoked Beer

Bamberg Rauchbier – Bronze


Categoria Wood Aged

Bamberg St Michael - Bronze


Fonte: Edu Passarelli

Hoegaarden Witbier

É produzida em Hoegaarden, no norte da Bélgica, desde 1441. É uma cerveja de trigo, conhecida como White Beer, uma variação bastante refrescante.
O que diferencia ela de qualquer cerveja é o seu processo de fabricação único e complexo. Primeiramente é feito o processo de alta fermentação, dando sucessão a um engarrafamento sem pasteurização, permancendo em repouso por mais três semanas para que aconteça a re-fermentação dentro da própria garrafa.
Além disso a Hoegaarden tem ingredientes especiais como: sementes de coriandro e raspas de casca de laranja. É uma cerveja agradável tanto no aroma como no sabor, possuindo o creme denso e consistente. A aparência final é de uma cor amarela ouro e opaca. Possui o teor alcoólico de 4,9%. Em relação a custo-benefício é uma excelente opção.

A Hoegaarden combina bem com saladas, peixes, mexilhões, defumados e queijos de consistência semi-dura.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Cerveja Velhas Virgens

A novidade da banda não é CD e muito menos DVD, o lançamento é a cerveja! A banda Velhas Virgens para comemorar os seus 25 anos de muito rock 'n' roll resolveu fazer algo especial para quem vive de bar em bar pela noite. Inicialmente terão três cervejas: a RED ALE ROCK BEER com 6,7%, PILSEN ROCK BEER com 5,8% e a DARK ROCK BEER com 7,2%.


Descrição do blog da banda sobre a cerveja:

"Beber a Cerveja Velhas Virgens é mais que degustar uma bebida forte e saborosa, é a possibilidade de sentir as delícias do rock’n’roll engarrafado traduzido no gosto dessa cerveja feita artesanalmente e com receita exclusiva para as Velhas Virgens."

Bolo de Cerveja

Estava aqui em casa na frente do computador procurando receitas, quando me deparei a uma extremamente simples de bolo de cerveja. Vejam como é simples:


Ingredientes:

3 (sopa) de manteiga (cheias)
1 (chá) de fermento em pó
1 (chá) de cerveja
300 gramas de farinha de trigo
300 gramas de açúcar
6 ovos

Modo de Preparar:

Bater as claras em neve e, sem parar de bater, adicionar o açúcar, a manteiga, as gemas e a farinha já misturada com a cerveja em temperatura ambiente e o fermento. Bater rapidamente, despejar numa forma untada e assar.

.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Erdinger Pikantus


É uma cerveja alemã que agrada quem gosta dos estilos mais fortes. Com o teor alcoólico de 7,3% , é uma cerveja com maltes tostados selecionados, sendo de trigo e de cevada. É considerada uma cerveja fácil de beber e pode ser consumida tanto no inverno quanto no verão. A Erdinger Pikantus tem uma espuma densa e demorada, com a coloração marrom, avermelhada. Possui o aroma frutado e notas de especiarias. Essa cerveja Bock de trigo é de alta fermentação e é refermentada na garrafa.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Eisenbahn Kölsch

Essa cerveja é um tanto quanto curiosa. Ela passa de um estilo suave, vindo desde o aroma, passando na formação de espuma, até o sabor em si. Não possuindo grandes notas de lúpulo e também uma forte definição de malte, ainda não é uma cerveja doce e muito menos aguada.
Mesmo parecendo estranho, essa é a caracteristica desse estilo de cerveja que teve origem na cidade de Côlonia, Alemanha.
A Eisenbahn Kölsch é uma cerveja do tipo Ale, ou seja, alta fermentação. São usados quatro tipos de malte, incluindo o malte de trigo. Possui o teor alcoólico de 4,8%.
Como não é novidade, ela, assim como todas as outras Eisenbahn, é feita de acordo com a Lei Alemã da Pureza, de 1516.
A Eisenbahn Kölsch foi avaliada como a melhor cerveja do mundo nesse estilo em 2008 na sua categoria. O concurso em questão é o World Beers Awards patrocinado pela Beer of the World.

domingo, 15 de maio de 2011

Nova cerveja: Proibida


Pois é, essa é a mais nova cerveja do mercado brasileiro. Proibida é a única cerveja Pilsen brasileira inspirada na região das melhores cervejas do mundo, a cidade de Plzeñ, localizada na República Tcheca.
O que ela tem de diferente? Com a qualidade de cerveja artesanal mesmo sendo produzida em escala industrial, ela acaba sendo a primeira cerveja brasileira premium nesse estilo. Nos moldes da cerveja européia, ela é feita com água de ótima qualidade e matérias primas importadas, oferecendo um sabor leve e refrescante para agradar o gosto brasileiro.
Bom, a única coisa que resta no momento é ficar na curiosidade.

sábado, 14 de maio de 2011

Schmitt Barley Wine

É com o prazer imenso que venho falar dessa cerveja, que é de grande qualidade. Demorei para experimentar, mas agora ela é a minha nova paixão. A Schmitt Barley Wine é uma cerveja forte e ao mesmo tempo equilibrada, popularmente conhecida como uma "loira complexa", possuindo a coloração âmbar, bastante turva. Suas notas cítricas são com cravo e lúpulo em seu sabor. É uma cerveja levemente amarga, com aroma floral, lembrando uma weiss, só que bem mais encorpada. Tem o teor alcoólico de 8,5%.
Não deixe de provar, realmente vale a pena e é encontrada facilmente no mercado.

quinta-feira, 12 de maio de 2011

A Biblioteca Pública de NY fará cerveja com a receita de George Washington

George Washington foi o primeiro presidente constitucionalmente eleito dos Estados Unidos, além disso, nós o conhecemos por ter seu rosto estampado na nota de um dólar. Agora a parte legal é que a Biblioteca Pública de Nova York em parceria com Coney Island Brewing Company, anunciaram que será feita uma cerveja comemorativa em homenagem ao seu centenário, usando uma receita escrita a mão pelo próprio George Washington. Com o nome de Fortitude’s Founding Father Brew, a cerveja comemorativa terá apenas 100 litros que serão vendidos comercialmente.

O manuscrito da receita, escrito em um papel de caderno, está em poder da Biblioteca juntamente com outros ítens pessoais de Washington, incluíndo seu discurso de despedida e mapas de Nova York e Nova Jersey, usados na guerra contra a Inglaterra.

“Nós estamos ansiosos em transformar a receita de Washington em uma robust porter ainda mais complexa e saborosa, usando os melhores maltes escuros e variedades de lúpulo”, diz Jeremy Cowan, da Coney Island. A cerveja será servida apenas em eventos fechados do centenário, como o Baile de Gala, no dia 23.


quarta-feira, 11 de maio de 2011

Eisenbahn Weizenbock

Essa cerveja é especial, tem dois sabores reunidos nela, possui trigo e cevada. A Weizenbock é feita com seis tipos de malte, com aroma frutado e de especiarias, baixo amargor e corpo alto. A espuma é densa e cremosa, com notas de torrefação, banana e cravo. O teor alcoólico é de 8%. Na minha opinião ela só perde pra Eisenbahn Strong Golden Ale.

Combina na culinária com: pato, carne de cervo, carne de vitela, goulash, frutos do mar, carne branca grelhada, carpaccio, além de comida chinesa, alemã e tailandesa.
Queijos: reblochon e os queijos azuis como roquefort, stilton e gorgonzola.







Encontrei esse vídeo bastante interessante sobre a Eisenbahn Weizenbock:


terça-feira, 10 de maio de 2011

Therezópolis Ebenholz

Essa cerveja de fato agrada até aqueles que não gostam de cervejas mais escuras. Eu sou a prova disso: ao experimentá-la, me deparei com uma cerveja de ótima qualidade, até melhor que a Therezópolis Gold.
A Therezópolis Ebenholz Dunkel (Ebenholz signica ébano em alemão) é uma cerveja de puro malte, produzida de acordo com a Reinheitsgebot (Lei Alemã da Pureza, de 1516). Como tem a filtragem parcial, há um depósito de levedura no fundo. Na sua receita são usados quatro tipos de maltes, lúpulo e a água mineral das montanhas de Teresópolis. A espuma é espessa, densa, cremosa e duradora. A temperatura sugerida é de 7 a 10°C. Possui o teor alcoólico de 5,5%.

Combina na culinária com: carne bovina, suína, avestruz, coelho, peixes defumados ou pratos com molhos funghi.

Eisenbahn Weizenbier



Esse tipo de cerveja é uma tradicional Ale feita de trigo, com a origem no Sul da Alemanha, sendo consumido mais frenquentemente no verão. A Eisenbahn Weizenbier é uma cerveja leve, refrescante e bastante saborosa, com textura e corpo mais denso. É bastante admirada pela mistura de cereais de modo perfeito. Por não ser uma cerveja filtrada, é conservado em cada copo o fermento usado no processo de fabricação, proporcionando cor e sabor único. Para garantir uma cerveja de qualidade o mestre cervejeiro foi até Munique para aprender com quem mais entende.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Schmitt Sparkling Ale


O estilo Sparkling Ale foi criado pela Coopers, da Autrália. Até segunda ordem é considerada uma Pale Ale extra-carbonatada, concluindo á cerveja uma refrescância e drinkability grande.
Schmitt Sparkling Ale é uma cerveja artesanal gaúcha de alta fermentação. A história da Schmitt Sparkling Ale mostra que ela surgiu através de experimentos para fabricação de outro tipo, a Schmitt Barley Wine Magnum. Neste experimento incluia os testes de arrolhamento de cortiça. Após dois anos de pesquisa trocando a cortiça por metal, perceberam que a cerveja poderia ser fermentada e refermentada na garrafa. Foi assim que surgiu a Schmitt Sparkling Ale, ou seja, de forma acidental conseguiram uma grande cerveja.
A Schmitt Sparkling Ale na minha opinião é ótima. Tem a aparência que se aproxima com a do champagne (incluindo a garrafa), possui um colarinho espesso e cremoso, o que diferencia ela das demais Schmitt. Também apresenta aroma frutado com a presença forte de laranja. O sabor é levemente frutado e adocicado, com pouco amargor. Possui o teor alcoólico de 4,5%.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Cerveja com viagra?

Parece bastante estranho, mas de fato ela existe.



Royal Virility Performance, a cerveja que veio pra ajudar. Curiosamente ela surgiu às vésperas do tão falado casamento real, sendo lançada pela cervejaria escocesa Brewdog. Na sua composição contém viagra, chocolate e outros ingredientes afrodisíacos, juntamente com "uma dose saudável de sarcasmo". Mas a piada não termina apenas no nome da cerveja, no rótulo está escrito "Arise prince willy", algo como: "levanta-te, príncipe willy".
A promessa feita é de que os problemas masculinos sejam resolvidos na "hora H". De acordo com a Brewdog ao beber três copos da Royal Virility Performance, terá o mesmo efeito que ingerir uma das conhecidas pílulas azuis.
A cerveja começou a ser comercializada no dia 29 de abril, sendo disponibilizada somente no site da Brewdog, com o custo de R$ 25,85, que equivale a 10 libras esterlinas.
20% das vendas da cerveja será reservado para instituição de caridade Centrepoint, apoiada pelo príncipe William.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Osama Bin Lager

Para não deixar essa de fora, já que o assunto mais falado no momento é a morte do maior terrorista do mundo.
Aí vai uma brincadeira cervejeira: Osama Bin Lager. A fictícia cerveja foi produzida pela empresa de comunicações canadense Broad Rich Communications.



segunda-feira, 2 de maio de 2011

Nova Edição Limitada da Heineken


Um novo modelo da garrafa deve chegar em breve aos bares. A marca da cerveja holandesa Heineken lançou uma garrafa que brilha quando é exposta à luz negra. É feita de alumínio, chamada de "Star Bottle".
A ideia principal é criar uma boa aparência para aqueles que se preocupam em beber cerveja premium. A nova edição vai estar disponível somente em casas noturnas das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte e Brasília (sacanagem esquecerem de nós aqui do RS).