sábado, 30 de abril de 2011

Cerveja 1795 Budejovicke Pivo


Teve origem na famosa cidade de Budweis, na Bohemia- República Tcheca, sendo produzida na cervejaria mais antiga da região, a Budejovicky Mestansky Pivovar. É uma cerveja feita com malte próprio e lúpulo de Saaz, do tipo Lager. Possuindo uma coloração dourada e espuma branca, com o paladar de amargor médio, que tem maior predominância no final. Seu aroma é fresco e floral, e o teor alcoólico de 4,7%. É uma cerveja bastante agradável, autêntica pilsen.

Combina na culinária com: pratos condimentados (ex. culinária thai, indiana ou chinesa), peixes e saladas e para ser apreciada nos mais diversos momentos.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Schmitt Ale

Comprei a Schmitt Ale e sem dúvida posso dizer que é uma ótima cerveja. Certamente é para quem gosta de cervejas do tipo mais encorpado.

A Schmitt Ale tem a coloração âmbar graças ao teor de malte utilizado e 3 variedades de lúpulo aromático. Possui o teor alcoólico de 4,5-5% , com o aroma frutado e sem retrogosto (retrogosto, para quem não sabe, é aquele gostinho da cerveja que fica após ingerir).
Notavelmente é percebido que suas bolhas são menores por consequência da refermentação na própria garrafa.

Na culinária ela combina com: carnes brancas, frutos do mar e pizzas.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Eisenbahn


Com certeza esta cerveja catarinense deixa com vontade de "quero mais". Mas venho aqui nesse post falar em especial sobre a deliciosa Eisenbahn Strong Golden Ale. Possui o teor alcoólico alto de 8,5%, o que diferencia ela de qualquer outro tipo dessa marca. Apresenta em seu sabor notas de lúpulo e álcool, além de especiarias. Sua fermentação é especial por ter sido trazida da Bélgica. Além disso tem o aroma frutado e a coloração dourada.

Se tratando de culinária, ela combina bem com frutos do mar, queijos semimacios e azuis como: roquerfort e gorgonzola. Também combina com a culinária indiana.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Cerveja de Chocolate

Bom, como estamos quase na Páscoa, resolvi postar aqui sobre essa mistura intrigante: cerveja e chocolate. Sim, isso mesmo, parece meio estranho mas a cerveja de chocolate existe.
Então vou falar de uma marca em especial:


Young’s Double Chocolate Stout

Surgiu em 1997, é considerada uma das primeiras cervejas desse tipo produzida no mundo. É elaborada com lúpulo e barras do tradicional chocolate Cadbury durante a fase do cozimento. Também possuindo o aroma de chocolate juntamente com lúpulo e frutas escuras para dar coloração escurecida. Apesar de ser de chocolate, não é uma cerveja muito doce, graças ao equilíbrio entre seus ingredientes. Seu teor alcoólico e de 5,2 %.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Therezópolis Gold


História:

Em 1912, o jovem Alfredo Claussen, descendente de imigrantes dinamarqueses que povoaram Teresópolis durante o século XIX, fundou a cervejaria Claussen & Irmãos: primeira cervejaria de Teresópolis, que fica na região serrana do Rio de Janeiro.
No início, a família Claussen produzia a cerveja artesanal para o seu próprio consumo. A receita caseira original chegou ao Brasil em 1826 na bagagem do casal de imigrantes dinamarqueses Josef Henrich Claussen e Caroline Claussen, que se estabeleceram e tiveram seus filhos nas montanhas de Teresópolis. A cerveja foi tão bem vinda a quem bebia que acabou se tornando comercial.
Mestre Claussen fez um diferencial na bebida, resgatando a tradição nórdica de seus antepassados, trazendo da Europa a matéria-prima preciosa com a mistura das águas cristalinas das montanhas de Teresópolis.
Em 1922 o cervejeiro empreendedor encerra a produção de cervejas em grande escala para produzir apenas em ocasiões especiais. Isso foi causado pelo rompimento diplomático do Brasil com o bloco gêrmanico no final "Primeira Grande Guerra". Através disto foi percebido uma dificuldade em importar matéria-prima de qualidade.
Futuramente a Cervejaria ST Gallen resgataria a cerveja, criando a Therezópolis Gold.


A Cerveja:

A Therezópolis Gold é mais uma do tipo Lager, puro malte e agradavelmente encorpada. É produzida com 3 tipos de lúpulo importados, sendo fabricada da mesma forma em que era feita antes do encerramente de produção em grande escala. A cerveja tem um diferencial das outras: tem 15 dias de maturação, enquanto as outras levam apenas 7.
Therezópolis Gold é feita nas molduras da Lei da Pureza (Reinheitsgebot), que rege as melhores cervejas do mundo.

sábado, 16 de abril de 2011

Como Curar a Ressaca?

Já que hoje é sábado e domingo é aquele dia clássico de ressaca, aí vão algumas dicas retiradas do Brejas para todos os bêbados de plantão.

Para antes e durante
  • Beba água entre uma cerveja e outra. É importante manter o corpo hidratado sempre. O álcool desidrata o corpo e a cerveja, diurética, nos faz eliminar muito líquido, portanto você precisa reabastecer com frequência.
  • Não beba de estômago vazio. Como a bebida diminui o nível de açúcar no sangue, comer é importantíssimo para que o organismo não saia do seu nível normal. Comer antes de dormir também ajuda algumas pessoas.

Para depois
  • Beba muita água antes de dormir. Muitas vezes a dor de cabeça do dia seguinte é desidratação causada pelo álcool. Beba no mínimo de 2 a 3 copos.
  • Aspirina ou outro analgésico - pílulas ou efervescentes, ajudam a combater a dor de cabeça.
  • Antiácidos - eles ajudam caso seu estômago apresente sinais de irritação.
  • Café, chá, Coca-Cola - para reanimar. Além disso, tais líquidos te manterão hidratados também.
  • Coma bem no dia seguinte. Evite gorduras e comidas pesadas - seu estômago já está sofrendo o suficiente - mas não deixe de comer. Comer um pouco antes de dormir também ajuda algumas pessoas.
  • Dê um intervalo de 48 horas. A história de que a "rebatida" cura tudo pode até ter um fundinho de verdade, mas ninguém aqui quer terminar doente ou sócio do AA.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Tradicionais spas de cerveja da República Tcheca



A República Tcheca é considerado o país que mais consume cerveja no mundo. Graças a esse amor pela bebida, resolveram unir o útil ao agradável. Criaram spas de cerveja por todo o país. Esse ingrediente maravilhoso tem como objetivo melhorar a circulação sanguínea e a pele. Lá o paciente não só bebe, como também fica repousando em uma banheira cheia de cerveja, resumindo: o spa parece um balcão de bar.
A cervejaria Chodovar na pequena vila de Khodova, oferece serviços de spa usando a cerveja escura, pois diz ser a mais procurada graças aos seus benefícios.




Parecer médico sobre este método:

"O objetivo é harmonizar as funções do organismo com procedimentos mentais, de descanso, relaxamento e convalescença. Procedimentos têm efeito curativo sobre a pele e os cabelos, fazendo com que os músculos, o aquecimento das articulações e apoiar o sistema imunitário. Para alcançar os efeitos rejuvenescedores de cerveja, eu recomendo o procedimento original para adicionar uma massagem parcial com foco em áreas problemáticas do corpo ou massagem de corpo inteiro relaxando a tensão muscular."

MD. Roman Vokaty
supervisor técnico do spa de cerveja real especialista
em reabilitação talassoterapia, e fisiatria.


Veja mais fotos:


quinta-feira, 14 de abril de 2011

Cerveja Baden Baden



Pra quem nunca provou, deveria! Baden Baden é considerada a melhor cerveja artesanal do Brasil. A cervejaria Baden Baden está localizada em Campos do Jordão/SP. Teve inicio em 1999 com intuito de fazer uma cerveja de qualidade e diferenciada das outras.
Primeiramente surgiu o chope Red Ale, marcando como a primeira cerveja gourmet do Brasil. Assim com o passar do tempo a cervejaria começou a crescer. Em 2007 a cervejaria foi adquirida pelo grupo Schincariol. Ainda existindo o parque frabil
na mesma localização e também sendo mantido o processo artesanal e a fabricação da bebida.
Surgiram mais novas cervejas como: Cristal, Bock, Golden, Stout e Weiss. No ano de 2008 surgem as cervejas Baden Banden Tripel e as embalagens short para as versões Cristal, Golden, Red Ale e Bock.
Existe a edição das cervejas sazonais, reunindo ingredientes para cada época do ano: verão, inverno e natal. Esta linha conta com: Baden Baden Celebration Verão, Celebration Inverno, Christmas Beer e Tripel.




A Baden Baden também conquistou prêmios:


Em 2008, a Stout consquistou a Medalha de Ouro no European Beer Star, que tem como função de testar a qualidade e o sabor da cerveja.
Um ano depois a mesma levou medalha de prata na categoria Dry no Australian Internacional Beer Awards, um concurso de grande importância no mundo. A Baden Baden Red Ale também levou medalha na categoria Scotch Ale and Barleywines Packaged.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Tipos de Cerveja:



São classificadas em: Ale, Lager, Fermentação espontânea e fermentação mista.

Ale:

Cerveja maltada com levedura de fermentação alta, feitas em temperaturas entre 15 e 24 graus . São fermentadas com Saccharomyces Cerevisiae possuindo sabores complexos. As cervejas deste tipo são consideradas as mais vigorosas e encorpadas.
Com o passar do tempo foram surgindo mais subtipos da cerveja Ale.

Exemplos mais conhecido são: Barley Wine, Irish Ale, Pale Ale e Weiss.




Lager:

Fermentadas com Saccharomyces Carlsbergensis. Tem a temperatura mais baixa do que a Ale, com mais ou menos 10 graus. É o tipo de cerveja mais consumido no mundo, tendo origem no centro da Europa. O termo Lager tem origem alemã, que significa "armazenar".

Exemplos mais conhecidos: Premium, Pilsner, Malzebier e Bock.







Fermentação Espontânea:

Processo que envolve microorganismos
disponiveis no ambiente, como exemplo: leveduras selvagens e bactérias. Costuma ser um processo mais demorado, por isso resulta numa cerveja mais ácida.

subtipos: Faro, Gueuze, Lambic Unbleded e Lambik Frambozen-Kriek.









Fermentação Mista:

Combinação de fermentação espontânea e alta. É armazenada em Barris e inox por anos, após isto as cervejas são engarrafas, colocando o fermento nesse momento. Possui o sabor frutado.

Subtipos: Vlaams Bruin- Vlaams Oud Bruin e Vlaams Rood.




Tabela periódica da cerveja que resume tudo:



domingo, 10 de abril de 2011

O Que Dizem Sobre a Cerveja?



Babe Ruth

Nasceu em 6 de fevereiro de 1895, falecendo em 16 de agosto de 1948. Foi um grande jogador de basebol.




“Por vezes, quando reflicto na quantidade de cerveja que bebo, fico envergonhado. Mas depois, olho para o copo e penso em todos aqueles trabalhadores da cervejeira e nos seus sonhos e desejos. Se eu não bebesse esta cerveja, poderiam ficar sem trabalho e com os seus sonhos destruídos. Portanto penso: é melhor beber esta cerveja e deixar que os sonhos deles se concretizem, do que ser egoísta e pensar só no meu fígado.”








Dave Barry

Nasceu em 1947. É escritor e jornalista humorista norte-americano.






“Nem todos os químicos são maus. Sem produtos como o hidrogénio e o oxigénio, por exemplo, não teríamos água, um ingrediente vital para a cerveja.”











Winston Churchill

Nascido em 30 de novembro de 1874, faleceu em 24 de janeiro de 1965. Foi político, escritor, jornalista e historiador britânico.







“Eu aproveitei mais o álcool do que ele se aproveitou de mim.”











William Shakespeare

Nascido em abril de 1564, veio a falecer em abril de 1616. Foi um grande dramaturgo e poeta inglês. É considerado ainda o maior escritor no idioma inglês.







“Eu daria toda a minha fama por segurança e uma cerveja inglesa.”











Platão

Foi o filósofo matemático do periodo clássico da Grécia Antiga. Fundou a acadêmia de letras em Atenas.






“Era um homem sábio aquele que inventou a cerveja.”







Kaiser Wilhelm

Nascido em 27 de Janeiro de 1859 , veio a falecer em 4 de junho de 1941 . Era um Imperador alemão e Rei da Prússia.






“Dê-me uma mulher que ame a cerveja e eu conquistarei o mundo.”











Henry Lawson

Nasceu em 17 de Julho de 1867, faleceu em 2 de Setembro de 1922. Foi poeta e escritor da Austrália.







“A cerveja me faz sentir da forma como gostaria de me sentir sem cerveja.”











Ernest Hemingway

Nasceu no ano de 1899. Foi um dos escritores mais admirados do século XX.







“Faça sempre lúcido o que você disse que faria bêbedo. Isso o ensinará a manter sua boca fechada.”











David Daye

Nascido em 1947, é um autor canadense notadamente conhecido pelas bibliografias sobre JJR Tolkien e suas obras.







“Se Deus soubesse que nós beberíamos cerveja, nos teria dado dois estômago.”

sábado, 9 de abril de 2011

Loucuras Etílicas



Dedico este post para todos os bêbados sem noção e os "com noção" também, que chegam em casa sem saber como foi isso, que fazem barbaridades. Mas como não lembra, logo não fez, certo?
Tudo por conta de umas a mais, coisa pouca. Mas que com toda certeza terão muitas histórias engraçadas para contar. Se você é um desses, divirta-se!







Aquele tipo de bêbado insaciável, nunca se contenta com pouco..


Essa é clássica!




Isso é realmente perigoso..
E os amigos "engraçadinhos"?


A mais pura realidade:







A melhor olimpíada!

Esse bebeu pouquinho, né?



Para que mais sóbrio?


E para finalizar: Ele só queria beber mais um pouco, tadinho.



sexta-feira, 8 de abril de 2011

Futebol e Cerveja

Não é novidade a existência das latas de cerveja em homenagem ao futebol. Para muitos, é a combinação perfeita.
O post de hoje vai ser para aqueles que gostam da mistura. Aqui vão algumas edições especiais no Brasil:








Times do Rio grande do Sul:

A Polar fez a edição especial para a dupla GreNal.



Times cariocas:

A Brahma lançou a edição especial dos times cariocas em homenagem aos seus ídolos, colocando o número da camiseta em cada lata.

Botafogo, número 7: Garrincha.
Flamengo, número 10: Zico.
Fluminense, número 9: Super-Ézio.
Vasco, número 10: Roberto Dinamite.


Times Mineiros:

Também foi uma edição especial da Brahma, só que desta vez foi dedicado a torcida, como foi a do Atlético-MG. A do Cruzeiro foi em homenagem a comemoração do seu aniversário de 90 anos.


Times do nordeste:

Em em 2000, a Kaiser lançou uma edição especial para os clubes do nordeste.



Times Paulistas:












quarta-feira, 6 de abril de 2011

Cerveja e os Comerciais

Podemos encontrar muitas propagandas criativas de cerveja. Coisa que infelizmente no Brail não existe. A maioria das propagandas brasileiras deixam a desejar, muito diferente das internacionais, onde há bastante criatividade e na maioria dos casos também apresentam belos cenários.
Porém, enquanto as coisas não mudam por aqui, colocarei alguns comerciais que no meu ponto de vista são legais.














segunda-feira, 4 de abril de 2011

Geografia da Cerveja: América


O continente americano com o alto crescimento no consumo de cerveja, é o que mais vem evoluindo nesse sentido. O tipo de cerveja apreciada é o Lager claro, mais conhecido como Pilsen. A bebida é super estimada nas regiões norte, central e sul.

Os Estados Unidos tem a tradição cervejeira trazida pela Inglaterra e Holanda. possuem hoje a segunda maior produção de cerveja no mundo, e são considerados um dos maiores consumidores em escala mundial. A cerveja do tipo Ale tinha a preferencia entre os norte-americanos, mas

foi substituída pelo tipo Lager com a chegada dos imigrantes alemães. A pilsner norte-americana era diferente das atuais, era mais encorpada, tinha o sabor e o teor alcoólico mais forte.

O Canadá com uma forte tradição, tem uma grande importância histórica na produção de cerveja. Antes mesmo da refrigeração artificial ser inventada eles já produziam cerveja. Possui um clima frio extremamente favorável a fabricação da bebida. As cervejarias mais populares chamam-se: Labatt e Molson.

O México é considerado um dos maiores consumidores de cerveja no mundo, com 50 litros de cerveja por habitantes a cada ano. Os mexicanos tem um costume diferente, as cervejas costumam vir acompanhadas de um pedaço de limão e uma pitada de sal na boca da garrafa. Existe também uma bebida própria do país, chamada de Michelada, uma mistura de cerveja leve com muito suco de limão e molho picante.

A venezuela teve sua primeira cerveja em 1887, na indústria que se chamava "Cervecera Nacional", que anos mais tarde se tornou a cervejaria Brahma. Em 2003 acabou sendo chamada de AmBev Venezuela. Um ponto importante a ressaltar é que a Venezuela foi o primeiro país
onde houve a internacionalização da Brahma, atualmente a sétima marca de cerveja mais vendida no mundo. Seu consumo anual é de 90 litros por habitante.

A cultura cervejeira no Peru teve inicio com a produção de cerveja de milho conhecida como Chica. Uma bebida fermentada de milho que era produzida pelos Incas. Em acontecimentos mais recentes no País, teve a entrada da cervejaria AmBev, depois se tornando AB Inbev no mercado cervejeiro do país.

O Brasil é o quarto maior produtor de cerveja no mundo. Possui grandes fábricas, que em sua maioria produzem cervejas do tipo Light Pilsen. Tem o consumo de 49 litros por habitante no ano. O país veio tendo um grande crescimento no quesito cerveja depois que surgiu as micro-cervejarias, conquistando prêmios internacionais e trazendo interesse ao público. É durante o verão brasileiro que acontece o aumento nas vendas, principalmente na época de Carnaval. Assim como na Alemanha existe a Oktoberfest, aqui no Brasil também acontece todos os anos em várias cidades. Mas a maior edição delas localiza-se em Santa Catarina na cidade de Blumenau. A estimativa do consumo de cerveja neste festival é de 400.000 litros em 18 dias de festa.
As marcas mais populares são: Skol, Brahma e a Antarctica.

O Uruguai, apesar de ser um pequeno país, é um grande consumidor de cerveja na América do Sul. Tem duas marcas famosas, a cervejas Patricia e Nortenã. Existe também uma festa cervejeira comemorada anualmente conhecida como "Semana da Cerveja" na cidade de Paysandú.

A Argentina produz mais de 17.000 hectolitros por ano, com o consumo de 33 litros anuais. Para os Argentinos a interação social causada pela cerveja passa a frente da capacidade de embriaguez causada pelo alcool. É na argentina que foi feita a marca mundialmente conhecida, a Quilmes. Lá também ocorre a edição da Oktoberfest.



Algumas marcas espalhadas pelo continente americano:



Nicarágua:


Canadá:


Estados Unidos:


México:


Haiti:


Colômbia:


Venezuela:


Costa Rica:


Chile:



Paraguai:


Peru:


Brasil:





Argentina:


Uruguai: