quinta-feira, 31 de março de 2011

Geografia da Cerveja

Vou abrir uma série de posts sobre este assunto. Agora viajaremos pelo mundo das cervejas no continente Europeu, onde existe uma forte presença cultural relacionada a este tema. Hoje vou procurar falar um pouco dos países com maior presença cervejeira.

Sobre a Europa:

Atualmente com o maior consumo de cerveja no mundo, é o berço de grandes marcas. A República Tcheca lidera no consumo com 158 litros/ano por habitante. Em segundo lugar vem a Alemanha, deixando o Reino Unido em terceiro. A classificação dos menos cervejeiros da Europa ficam com os italianos, com a estimativa de 22 litros por habitante anualmente.





Alemanha:

Possui uma forte cultura ligada à cerveja, por isso também conhecida por sua ótima qualidade. Isso se deve a lei da pureza (Reinheitsgebot), feita em 1516. Era permitido que fosse usado somente: água, lúpulo e mate. Existem alguns mitos de que ela ainda é usada.

O mercado de cerveja é maior na parte norte da Alemanha e ao sul predominam as pequenas cervejarias.

O título de "país das cervejas" foi conquistado em virtude das mais de 1200 cervejarias ativas na produção de mais de 5 mil marcas. Tem uma variedade de cervejas como, Helles(lager da Baviera), Weizen (cerveja fermentada com trigo), Kölsch (cerveja de alta fermentação da região da colônia), Alt (cerveja âmbar, comum nas redondezas de Düsseldorf e Dortmund), Pilsner, Export (uma Pilsner abrandada) e Bockbier (uma cerveja forte e escura).

E é na Alemanha que se encontra uma festa mundialmente conhecida, a Oktoberfest. A tradicional festa da cerveja é celebrada em Munique no estado da Baviera.


República Tcheca:

Originalmente o tipo de cerveja mais conhecida no mundo vem de Plzen, cidade da República Tcheca localizada na Boemia. Como o próprio nome da cidade já sugere, é a cerveja do tipo Pilsen, que certamente agrada todos os cervejeiros do mundo. Lá só usam três ingredientes: malte, lúpulo (produzido no próprio país) e água em ótima qualidade.

Podemos fazer a comparação da qualidade da cerveja na República Tcheca com a qualidade da cachaça artesanal no Brasil.

Os tchecos possuem o maior consumo per capita de cerveja. Inclusive, existem spas de cerveja, que fazem sucesso grande por lá.


Polônia:

A existência da cerveja na Polônia vem antes da criação do reino polaco em 966 d.C.

Há um fato curioso sobre um dos seus líderes na época das Cruzadas que se recusa participar do movimento, por não existir cerveja na Terra Santa.

A Polônia tem o consumo per capita de 160, 5 litros por ano, passando da Alemanha neste quesito. Suas tradicionais cervejas são: Pilsen, Lager ou Porter.

Áustria:

Um dos motivos que resultou no grande desenvolvimento cervejeiro foi água pura dos Alpes, pois era facilmente encontrado em seu território.

É o país possuidor da cerveja com o maior teor alcoólico do mundo. Existem aproximadamente 73 fábricas de cerveja e 400 marcas. Os tipos de cervejas são: Vienna Lager e Märzen, atualmente a mais consumida no páís.

Bélgica:

Também com uma forte cultura ligada à cerveja. São produzidos mais de 1500 tipos de cervejas. Entre todas essas marcas, encontramos de modo mais fácil aqui no Brasil a Stella Artois. Caracteriza- se por ser um país em que ainda há produção de cerveja por parte dos monges da Ordem Trapista. Dos 171 mosteiros trapistas no mundo, só sete produzem cerveja, sendo que seis estão localizados na Bélgica. Uma das exigências dos belgas é o copo especifico para a degustação. De acordo com eles, demonstra o charme ao praticar o ritual de degustar uma cerveja.

Irlanda:

Grande produtora de cerveja e grande consumidora no mundo. O tipo característico de cerveja do país é o Stout, tem o gosto forte de café com teor alcoólico de 4% a 8%. Com um modo diferente de servir, é recomendando que complete 75% do copo, espere três minutos, e só depois disso está pronto pra encher o restante do copo. Como exemplo de cerveja mundialmente conhecida, existe a Guinness. Também não posso esquecer de falar sobre mais um tipo clássico da Irlanda, Irish Red Ale, conhecida por ser uma cerveja fácil de beber.

Há também a tradição do chope verde, para a comemoração de um dia muito importante para os irlandeses, o Saint Patrick's Day.


terça-feira, 29 de março de 2011

Invenções e Cerveja

Bottoms Up Beer


A empresa Grin On Industries criou esta incrível invenção que enche os copos pelo fundo. O que ocorre é que cada copo tem uma abertura no fundo que é selada com um ímã circular. Depois da máquina encher o copo, na hora da retirada o imã veda o furo. É extremamente mais rápido que uma máquina convencional e garante menos desperdício de cerveja.





Veja o vídeo:





Cerveja Autogelante:

Sim, isso mesmo! Uma lata, com pouca diferença de preço entre as latas normais foi criada por uma empresa coreana. O segredo da lata é uma serpentina e um gás sob pressão que quando você abre a tampa, gela imediatamente a cerveja de
30º C para 4º C.









Beer Helmet

Famoso capacete de suporte para a cerveja. Você pode beber duas cervejas de uma só vez! Da para assistir aquela televisão, jogos de futebol ou usar em uma festa mesmo, para beber na maior tranquilidade. Realmente muito prático.










Genial, não?

domingo, 27 de março de 2011

Conheça 9 Verdades Sobre a Cerveja

1) A CERVEJA MATA?

Sim. Sobretudo se a pessoa for atingida por uma caixa de cerveja com garrafas cheias. Anos atrás, um rapaz, ao passar pela rua, foi atingido por 1 caixa de cerveja que caiu de um caminhão levando-o a morte instantânea. Além disso, casos de infarto do miocárdio em idosos teriam sido associados às propagandas de cervejas com modelos deslumbrantes.


2) O USO CONTÍNUO DO ÁLCOOL PODE LEVAR AO USO DE DROGAS MAIS PESADAS?
Não. O álcool é a mais pesada das drogas: uma garrafa de cerveja pesa cerca de 900 gramas.

3) A CERVEJA CAUSA DEPENDÊNCIA PSICOLÓGICA?
Não. 89,7% dos psicólogos e psicanalistas entrevistados preferem whisky.

4) MULHERES GRÁVIDAS PODEM BEBER SEM RISCO?
Sim. Está provado que, nas blitz, a polícia nunca pede o teste do bafômetro pras gestantes. E se elas tiverem que fazer o teste de andar em linha reta, sempre podem atribuir o desequilíbrio ao peso da barriga.

5) CERVEJA PODE DIMINUIR OS REFLEXOS DOS MOTORISTAS?
Não. Uma experiência foi feita com mais de 500 motoristas: foi dada uma caixa de cerveja para cada um beber e, em seguida, foram colocados um por um diante do espelho. Em nenhum dos casos, os reflexos foram alterados.

6) EXISTE ALGUMA RELAÇÃO ENTRE BEBIDA E ENVELHECIMENTO?
Sim. A bebida envelhece muito rápido. Para se ter uma idéia, se você deixar uma garrafa ou lata de cerveja aberta ela perderá o seu sabor em aproximadamente quinze minutos.

7) A CERVEJA ATRAPALHA NO RENDIMENTO ESCOLAR?
Não, pelo contrário. Alguns donos de faculdade estão aumentando suas rendas com a venda de cerveja nas cantinas e bares na esquina.

8) O QUE FAZ COM QUE A BEBIDA CHEGUE AOS ADOLESCENTES?
Inúmeras pesquisas vinham sendo feitas por laboratórios de renome e todas indicam, em primeiríssimo lugar, o garçom.

9) A CERVEJA CAUSA DIMINUIÇÃO DA MEMÓRIA?
Que eu me lembre, não.

sábado, 26 de março de 2011

Cerveja na Culinária

Para quem gosta de culinária, vou mostrar uma receita muito simples e rápida de fazer. Essa vai para todos os bebuns que acham que são cozinheiros, tipo eu assim.


Peito de Frango Bêbado


Ingredientes:

  • 1Kg de peito de frango
  • 1 lata de cerveja
  • 1 pacote de creme de cebola
  • 4 colheres de sopa de nata


Preparo:
  • Corte o peito de frango em cubos
  • Refogue os cubos em um fio de azeite de oliva
  • Regue com a cerveja e junte o creme de cebola
  • Deixe cozinhar, acrescentando um pouco de água se necessário
  • Quando tiver cozido, junte a nata e mistura bem
  • Sirva acompanhado de arroz

Dica: colocar um pouco de pimenta não mata ninguém.


sexta-feira, 25 de março de 2011

Você Quer Tomar Cerveja de Qualidade?



Então conheça o Bierboxx.
Localizado em SP, na rua, Fradique coutinho, 842 - Vila Madalena, é um bar que promete suprir a necessidade de quem gosta de tomar uma boa cerveja.
Vende mais de 200 rótulos de cervejas artesanais e importadas. Também possui vários pratos feitos para acompanhar.
Resumindo, é um ótimo lugar para encontrar as pessoas que gosta de estar por perto para saborear aquela deliciosa cerveja e bater um bom papo.








Se você mora em São Paulo ou pretende viajar para lá, não deixe de conferir!


Veja algumas fotos:




Mais informações estão disponíveis no site:

E se você, assim como eu, não mora por São Paulo e gostaria de comprar as cervejas vendidas lá, acesse:








quinta-feira, 24 de março de 2011

Bar X Academia



Vantagem numérica:
- Existem mais bares do que academias. Logo, é mais fácil encontrar um bar no seu caminho.

Bar 1x0 Academia

Ambiente:
- No bar, todo mundo está alegre. É o lugar onde a dureza do dia-a-dia amolece no primeiro gole de cerveja.
- Na academia, todo mundo fica suando, carregando peso, bufando e fazendo cara feia.

Bar 2x0 Academia

Amizade simples e sincera:
- No bar, ninguém fica reparando se você está usando o tênis da moda. Os companheiros do bar só reparam se o seu copo está cheio ou vazio.

Bar 3x0 Academia

Compaixão:
- Você já ganhou alguma saideira na academia? Alguém já te deu uma semana de ginástica de graça?
- No bar, com certeza, você já ganhou uma cerveja 'por conta'.

Bar 4x0 Academia

Liberdade:
- Você pode falar palavrão na academia?

Bar 5x0 Academia

Libertinagem e democracia:
- No bar, você pode dividir um banco com outra pessoa do sexo oposto, ou do mesmo sexo, problema é seu...
- Na academia, dividir um aparelho dá até briga.

Bar 6x0 Academia

Saúde:
- Você já viu um 'barista' (freqüentador de bar) reclamando de dores musculares, joelho bichado, tendinite?

Bar 7x0 Academia

Saudosismo:
- Alguém já tocou a sua música romântica preferida na academia? É só 'bate-estaca' , né?

Bar 8x0 Academia

Emoção:
- Onde você comemora a vitória do seu time? No bar ou na academia?

Bar 9x0 Academia

Memória:
- Você já aprontou algo na academia digno de contar para os seus netos?

Bar 10x0 Academia.



Portanto, se você tem amigos na academia, corra para salvá-los do mau caminho!

PS: Você já fez amizade com alguém bebendo Gatorade?




terça-feira, 22 de março de 2011

Homer Simpson


Para sair um pouco da rotina séria sobre a cerveja, hoje vou fazer uma breve homenagem ao nosso querido bebum Homer Simpson. Ele que escora a cerveja na barriga, passa bem confortável no sofá, assistindo televisão e bebendo sua cerveja Duff, certamente deixa muitos no chinelo com suas sábias frases sobre cerveja.

Ô vida boa!



Para quem gosta, deixo aí algumas frases ditas por ele:



"Eu mataria todos neste quarto
por um gole de cerveja."

"Ok cérebro, eu não gosto de você e você não gosta de mim - assim vamos recomeçar e eu volto para te derrubar com cerveja."

"Cerveja: a causa e a solução de todos os problemas da vida."

"Em uma competição de beber cerveja não importa se você ganha ou perde, o que importa é o quão bêbado você fica"

“Ouve cérebro: eu não gosto de ti e tu não gostas de mim, portanto faz com que eu passe neste
exame para que te possa voltar a matar lentamente com cerveja!”





E pra finalizar, vamos todos encher os canecos e curtir o video "Duff Beer Song", acompanhado da letra que é uma filosofia de vida que todos devemos seguir!




The Beer Song (Weird Al Yankovic)

Oh... what is the malt and liquor?
What gets you drunken quicker?
What comes in bottles or in cans? (Beer)
Can't get enough of it (Beer)
How we really love it (Beer)
Makes me think I'm a man (Beer)
I could kiss and hug it (Beer)
But I'd rather chug it (Beer)
Got my belly up to here (Beer)
I could not refuse a (Beer)
I could really use a beer, beer, beer

Beer, beer, beer, beer, beer, beer, beer, beer

I can't remember how much I have had
I drank a twelve-pack with my dad (BURP!)
That's my son the drunken manly stud
I'm proud to be his bud
Here have some pretzels
No, I'll call it quits
Those things give me the shlits (ha ha ha)

Drink with your family
Drink it with your friends
Drink till you're fat, stomach distends
Beer is liquid bread, it's good for you
We like to drink till we spew! Ew!
Who cares if we get fat?
I'll drink to that

As we sing once more...

What is the malt and liquor?
What gets you drunken quicker?
What comes in bottles or in cans? (Beer)
Can't get enough of it (Beer)
How we really love it (Beer)
Makes me think I'm a man (Beer)
I could kiss and hug it (Beer)
But I'd rather chug it (Beer)
Got my belly up to here (Beer)
Golly, I adore it! (Beer)
Come on dammit, pour it!
Do it for me, brew it for me
Feed it to me, speed it to me (Beer)
The most wonderful drink in the world

HOORAY!!! (BURP!)


















segunda-feira, 21 de março de 2011

Primeiras Cervejas do Brasil

A primeira noticia a ser recebida sobre cerveja no Brasil foi vista em 1836. O seguinte anuncio
foi colocado no jornal:

"Na Rua Matacavalos, número 90, e Rua Direita número 86, da Cervejaria Brasileira, vende-se cerveja, bebida acolhida favoravelmente e muito procurada. Essa saudável bebida reúne a barateza a um sabor agradável e à propriedade de conservar-se por muito tempo"



Em 1846 houve a instalação da fábrica Georg Heinrich Ritter em Nova Petrópolis/RS, criando a marca Ritter.
No mesmo embalo a firma Vogelin & Bager, que abriu uma cervejaria no bairro do Jardim Botânico no Rio de Janeiro, ou a Henrique Leiden e Cia, que deu origem à Imperial Fábrica de Cerveja Nacional, também no Rio de Janeiro.
Em 1854, o colono Henrique Kremer fundou a fábrica que deu origem à Cervejaria Bohemia, a mais antiga ainda existente no Brasil. O nome Companhia Cervejaria Bohemia foi estabelecido
apenas em 1898 quando a empresa produzia as cervejas Bohemia. Muitas outras apareceram depois disso, mas só houve uma marca de verdade, apenas em 1882, por consequência da associação entre entre Louis Bucher e Joaquim Salles.
Surgiu então a cerveja bastante conhecida até os
dias de hoje, a Antarctica Paulista.
Em 1888, o imigrante suiço Joseph Villiger, não satisfeito com a qualidade da cerveja brasileira, começa a produzir cerveja em casa, que acaba por fundar, em 6 de setembro, a Manufactura de Cerveja Brahma Villiger & Companhia, dando origem à Brahma.
Depois surgiram muitas outras cervejarias, como por exemplo a Cervejaria Mora de Petrópolis, Rio de Janeiro, a Cervejaria Kuhene e a fábrica de cerveja Caetano Carmignani, em Pirassununga, São Paulo.
A partir destas informações nosso histórico cervejistico cresceu bastante até os dias de hoje onde encontramos diversas marcas, inclusive no ramo artesanal.

domingo, 20 de março de 2011

Curiosidades

Muitas culturas acreditavam que a cerveja havia sido criada pelos deuses que, com ela, presentearam a humanidade. Assim, podemos encontrar referências à bebida em inúmeras orações, mitos, lendas e inscrições. Nosso costume de brindar à saúde antes de beber vem desde essa época, quando havia a crença nas propriedades mágicas da cerveja.


Você sabia que Gambrinus é considerado O Rei da Cerveja?
Pois então, para quem não sabe Gambrinus foi o Rei de Flandes na Bélgica. Com boa reputação também era conhecido por ser uma pessoa ousada, um grande guerreiro e herói. Era grande apreciador
de cerveja. E foi graças a ele que houve a permissão para que as cervejas fossem produzidas e vendidas em Bruxelas. Serviu de inspiração para o nome de várias marcas de cervejas pelo mundo.



Um salve ao Rei da Cerveja!






Você sabia que a Bélgica é o país com a maior variedade de cervejas do mundo?
Existem mais de 1500 tipos diferentes. Ou seja, vamos para a Bélgica!
Mas mesmo assim nós aqui no Brasil não estamos tão mal se tratando de variedades. O Brasil é o quarto maior país no mundo com maior tipos de cervejas. Voltando a falar na Bélgica, alguém me da uma Stella?

Brincadeiras a parte, continuando com mais uma curiosidade interessante.

Pesquisadores afirmam que, por volta de 1500, o consumo de cerveja por pessoa ultrapassava os 300 litros ao ano. A bebida era tão comum que chegou inclusive a aparecer nos textos do poeta inglês William Shakespeare: a palavra "Ale" é mencionada 14 vezes, enquanto "beer" é citada cinco vezes em um único texto.

E eu achando que bebia muito nessa vida, hein?

sábado, 19 de março de 2011

Diferentes Copos de Cerveja

Hoje vou falar de copos tradicionais para tipos de cerveja. Esses copos são usados na maioria das vezes para cerveja do tipo Pilsen e são mais comuns de encontrar em bares.


Copo Americano:

Bastante conhecido é considerado o legitimo copo de boteco. Foi inventado em 1945 com inspiração no medelo de copo dos Estados Unidos.





Copo Caldereta:

Muito usado nos bares para servir chope. É alternativo para o volume maior que 300 ml.






Caneca:

Usado para cervejas e chopes vendidos à pressão. Encontrado em diferentes materiais, como por exemplo: vidro, cerâmica e metal.






Copo Pilsner:

Também chamado de tulipa aqui no Brasil. Como o nome mesmo já diz, ele é ideal para cerveja do tipo Pilsen.




Copo Tulipa:

Ideal para cervejas cremosas. Não tem semelhança com o copo que chamamos de tulipa aqui no Brasil.







Copo Weizen:

Usado para cerveja do tipo Weiss, as feitas de trigo. Como são altos, possibilitam o volume de até 500 ml.


sexta-feira, 18 de março de 2011

Música e Cerveja

Como essa mistura é uma combinação perfeita postarei algumas músicas que falam sobre. Vou começar com Korpiklaani já que é uma das minhas bandas preferidas.



Korpiklaani - Beer Beer





Korpiklaani - Brings Us Pints Of Beer





The Tossers - Bucket Of beer




Motörhead - Beer Drinkers and Hell Raisers




Koko Taylor - Beer Bottle Boogie




Hank Williams III - Six Pack Of Beer





Velhas Virgens - Cerveja Na Veia










quinta-feira, 17 de março de 2011

Dia de São Patrício!


Hoje está sendo comemorado o St Patrick's Day, um festival anual especial ao santo padroeiro da Irlanda. As pessoas saem nas ruas usando verde por que São Patrício usava um trevo de três folhas com motivo da explicação da trindade: Pai, Filho e Espírito Santo.
Mas mudando para parte melhor, este dia é mais uma desculpa para tomar várias e se divertir. Logo, não da para passar em branco!




Primator









Primator teve sua origem em 1935 na República Tcheca. Feita de trigo e extremamente saborosa possuindo algumas características próprias notáveis. É percebido um leve gosto de mel junto ao amargo da cerveja causado pelo lúpulo, com um suave aroma de banana e cravo. Seu teor alcoólico é de 7,5%. Posso dizer sem dúvida que essa foi a melhor cerveja que já experimentei.




















Cerveja e Videos

Na madruga tediosa um dia desses, achei um site em que mostrava videos sobre cerveja. Aliás, muito engraçados e até construtivos (no meu ponto de vista).

Aí vão alguns videos interessantes:

O Poder da Cerveja



Como abrir uma cerveja




Acabou a cerveja



Comercial mostrando algumas formas de abrir a cerveja